quinta-feira, 18 de julho de 2013

Qual a concepção de estágio supervisionado é norteador da experiência apresentada pelas professoras Cassol e Crossel (2011)? Que indícios no texto analisado representam essa concepção?



A concepção de Estágio supervisionado norteador da experiência apresentada pelas professoras Cassol e Crossel é a junção de uma metodologia do ensino com a pesquisa, teoria e prática, para a pesquisa e análise de um projeto começando com a visão de uma educação problematizadora que favoreceu uma relação entre professores/orientadores estudantes/estagiários na busca de práticas e ações que possibilitem a autonomia dos graduandos de pedagogia em pesquisar, criticar e refletir a educação, sobretudo para formar futuros gestores, ou professores que produzam conhecimentos a partir da realidade social. 

Os indícios apresentados são as formas de como os graduandos de pedagogia devem desenvolver pesquisas e projetos no âmbito social e nas diversas áreas educativas conhecendo e vivenciando os processos da gestão escolar. A importância de uma gestão participativa e democrática é bem evidente no texto e ainda as professoras mostram a grande experiência de formar e orientar equipes de trabalho para o planejamento, organização e desenvolvimento do Projeto de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional para que os futuros pedagogos e gestores possam ter conhecimento de vários espaços e procedimentos educativos e saber encará-los e buscar soluções coletivamente procurando propostas dentro das Leis e Diretrizes da educação brasileira, porém sabendo criticá-las quando necessário.
Ao lermos e refletimos sobre o texto vimos que a problemática de, como conciliar teoria e prática para que o ganho qualitativo do aluno seja condizente com a sua futura função ou cargo, permeia o curso de pedagogia ate hoje,se vê então a necessidade de repensar diariamente o que é oferecido na formação do pedagogo. Então é destacado o que de Aguiar (2002, p. 119) almeja para o currículo de pedagogia:
Espera-se que a estruturação curricular do curso de pedagogia ofereça uma base teórico-metodológica que abra amplas possibilidades para a
inserção do estudante no campo do conhecimento e da prática educativa.Apreender o fenômeno e a prática educativos em suas múltipla determinações vai requerer, certamente, a aquisição e o desenvolvimento de categorias e ferramentas analíticas que favoreçam a compreensão da natureza e dos significados do conhecimento (e seu caráter deprovisoriedade), como construção do indivíduo inserido no contextosócio-histórico. Tal compreensão poderá favorecer o entendimento e a valorização das manifestações socioculturais e educacionais das sociedades contemporâneas e de suas expressões locais.
As relações pesquisa-estágio, onde o olhar investigativo, leva o aluno a buscar desenvolver sua criticidade e refletir sobre as práticas, são de estrema importância no estagio, além da questão das praticas pedagógicas de formação, que a base da formação dos alunos está firmada nas praticas vigentes na sociedade que estão ligadas ao Ciclo de formação. Então o foco da atuação do estagiário é:
As práticas pedagógicas de ensino, que culminam com os estágios supervisionados, compõem o currículo do curso, entendidas como espaços interdisciplinares, com clara definição de responsabilidades para sua organização e supervisão, têm por finalidade proporcionar o conhecimento da realidade educativa por meio da pesquisa, envolvendo o estudo, a análise, a problematização, a reflexão e a proposição de soluções às situações de ensinar, aprender e de elaborar, executar e avaliar projetos e programas educativos, não apenas nas salas de aula,mas também na escola e demais ambientes sociais voltados à educação e ao ensino. (PROPOSTA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, 2005, p.30)
Dessa forma as ações desenvolvidas como discussões de textos, estudo de documentos, as observações, os registros, a criação de um pré-projeto, a criação do diário de bordo, os relatos do que foi vivenciado no estagio,a analise com fundamentação teórica para o que foi visto, as divulgações do percurso do estagio, as fotos e o relatório final, e os portfólios produzidos nos revela que a relação teoria e pratica se constituiu como concepção nestas experiências de estagio.
Vimos, pois as possibilidades que são oferecidas para se trabalhar com a questão do estágio em gestão, e que o ensino cada vez mais pode se tornar dinâmico e enriquecedor, com a junção da teoria e pratica. Também entendemos que a viabilização do conhecimento das áreas de atuação de pedagogo, contribui para a formação de gestores ativos, reflexivos, críticos,
com múltiplas visões, coautores, conhecedores da realidade em que vivem e colaboradores e efetivos das transformações no âmbito educacional e social.
__________________________________________
Referencias:
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. A formação dos profissionais da educação básica no
curso de Pedagogia. In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva e FERREIRA, Naura Syria
Carapeto (Org.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas:
Papirus, 2002b. p. 107-122. (Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico).
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Proposta Pedagógica do Curso de
Pedagogia. Colegiado de Curso: UEM, 2005.
O estágio em gestão educacional. Disponivem em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2758_1827.pdf, Acessado em: 17 de julho de 2013.

Um comentário:

  1. Meninas, o texto de vocês está muito legal, pena que a postagem veio a acontecer tão no final do nosso curso,de certa forma entendo o porquê. Desejo sucesso nos próximos estágio, lembrando que o aprendizado sobre a concepção de estágio enquanto pesquisa permanece. Abraços...

    ResponderExcluir